Naturismo, o seu reencontro com a Natureza.
Naturismo, uma visão Filosófica e Hedonista
Convicção íntima, amor à natureza ou o desejo de experimentar uma nova prática: os naturistas têm suas razões para recorrer ao que alguns chamam de arte de viver, outros uma experiência interessante. Enquanto os primeiros defendem um naturismo filosófico, os segundos se inclinam mais para um naturismo hedonista. Uma visão geral dos valores que os unem e os separam.
Naturismo filosófico, uma prática comprometida
Para alguns naturistas, o naturismo é uma verdadeira filosofia. Eles desejam se sentir bem consigo mesmos, mas essa busca está longe de ser uma obsessão. Os naturistas filosóficos também são amantes da natureza e o respeito ao meio ambiente é essencial para eles. Profundamente verdes de coração, eles praticam o naturismo há vários anos e muitas vezes acham difícil imaginar uma estadia em um acampamento não-naturista.
Entre os naturistas filosóficos, a relação triangular entre o homem, sua nudez e natureza assume uma dimensão extraordinária. Eles vieram ao mundo sem roupas, pertencem a este mundo em que a natureza é rainha. Viver nu é para eles a melhor maneira de se conectar com a natureza, de encontrar esse sentimento de pertencer ao “Grande Todo”.
Para conseguir estabelecer essa conexão e experimentar esse sentimento de pertencimento, o naturista filosófico deve mostrar humildade e sinceridade, com os outros e consigo mesmo. Quando nu, ele expôs suas imperfeições como ser humano, aceitou suas falhas e pediu tacitamente que outras pessoas fizessem o mesmo. Ele se aceita e se mostra como é, sem artifícios, sensível e vulnerável.
Depois de libertado de suas correntes, da aparência e do olhar dos outros, o naturista filosófico colhe os frutos tão cobiçados pelos naturistas hedonistas: auto-realização e bem-estar interior.
Naturismo hedonista, liberdade e bem-estar acima de tudo
Entre os naturistas hedonistas, a decisão de expor o corpo não é resultado de reflexão filosófica. Pelo contrário, é a busca de um sentimento de liberdade, combinado com o desejo de se reconectar com a natureza, que os leva a praticar o naturismo. Os naturistas hedonistas às vezes se surpreendem ao ver o profundo respeito pela nudez que pode ser observado nas praias e nos centros naturistas porque eles não percebem a relação triangular homem-nudez-natureza, bem como os naturistas filosóficos.
Dito isto, eles também dizem não à camuflagem e artifícios, sim às imperfeições expostas e à auto-aceitação. A busca pelo bem-estar é uma das prioridades dos naturistas hedonistas. Eles querem ter um bom relacionamento com seus corpos, uma dieta saudável e atividades físicas para mantê-los em forma. Para eles, o naturismo assume um significado real se tiverem prazer em praticá-lo, independentemente do seu nível de convicção.
Você se sente mais naturista filosófico? Hedonista? Seja qual for a corrente a que você pertence, convidamos todos os naturistas iniciantes e experientes a (re) descobrir as alegrias do naturismo em um centro naturista.
1 Comentário
Naturista de verdade segue a filósofia com ética, pois temos uma filósofia linda, com uma ótima qualidade de vida.